Nós mostraremos neste trabalho a grande mudança que Frederick Winslow Taylor introduziu na administração. Mudando da improvisação para o planejamento científico, você verá que surgiram várias teorias como a de Henri Fayol a chamada "teoria clássica", que caracterizou - se pela ênfase na estrutura e também na busca de eficiência das empresas.
A ARTE DA GUERRA
O objetivo deste trabalho é apresentar de forma sintética as idéias contidas no livro " A Arte da Guerra " e a sua aplicação em gestão estratégica. Em uma empresa que utilizada diariamente por muitos profissionais necessitam aplicar estes conceitos em suas empresas de forma a entender como se posicionar frente a um concorrente ou um mercado.
A Crítica
Como fazer uma crítica? Porque criticar? Quando criticar? Antes de tentar responder a essas perguntas é necessário entender os fundamentos da crítica. Criticar é contrapor conceitos gerando uma correspondência entre eles de forma a se estabelecer uma relação entre os fatos.
A HORA DA VERDADE
O livro A HORA DA VERDADE, de Jan Carlzon, reflete um conjunto de teorias da Administração que o autor coloca como experiências vividas por ele nas empresas onde trabalhou. Todo o livro é baseado na Teoria da Qualidade Total onde todos sabem da importância do cliente para a empresa. O funcionário deve ter autonomia de tomar algumas decisões pois, segundo o autor, os primeiros 15 segundos são decisivos para o cliente.
ABORDAGEM DOS FUNDAMENTOS E VIABILIDADE DO LEASING
O objetivo deste artigo é o estudo dos fundamentos e viabilidade dos contratos de leasing, das diferentes formas e as preparações para a realização das operações de arrendamento mercantil, os pontos polêmicos dos contratos, tais como, contratos lastreados na variação cambial, onde uma abrupta mudança na economia pode gerar desequilíbrio, a inadimplência e suas conseqüências também serão abordadas neste artigo, pois se trata de matéria bastante polêmica.
Administração de Cargos e Salários
As pessoas trabalham nas empresas para também poderem ganhar o seu salário. E com o salário as pessoas podem definir o seu padrão de vida. Assim o salário representa para as pessoas o seu ganha-pão, sua fonte de renda.
Administração de Recursos Humanos
As organizações dependem de pessoas para proporcionar-lhes o necessário planejamento e organização, para dirigi-las e controlá-las e para faze-las operar e funcionar. Não há organização sem pessoas. Toda organização é basicamente constituída de pessoas e delas dependem para seu sucesso e continuidade.
A EMPRESA DO FUTURO
Atualmente, as empresas estão dando um maior interesse ao ser humano na linha de produção, ou seja, elas estão deixando de lado a idéia de robotização e informatização total da empresa, "...Um lugar que pede cada vez mais, funcionários pensantes...
Abordagem Descritiva da Administração
Neste trabalho, as Teorias Burocrática, Estruturalista, Comportamental, de Sistema e Contigencial serão abordadas de maneira a qual entenderemos suas características, idéias e principais autores. A Teoria da Burocraticia tem como principal autor Weber, e esta abordagem está muito próxima...
Administração de Cargos e Salários
As pessoas trabalham nas empresas para também poderem ganhar o seu salário. E com o salário as pessoas podem definir o seu padrão de vida. Assim o salário representa para as pessoas o seu ganha-pão, sua fonte de renda.
ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS
A sociedade em que vivemos passa por transformações sociais turbulentas. As demandas dos consumidores tornam-se mais sofisticadas e há cada vez mais inovações tecnológicas. A competição é global, o único fator previsível é a imprevisibilidade.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NO BRASIL
Este trabalho tem por finalidade demonstrar a evolução do setor de Recursos Humanos no Brasil, desde o final do século XIX, até os dias de hoje, bem como as perspectivas deste setor para o futuro. Veremos como alguns acontecimentos históricos influenciaram o desenvolvimento e aprimoramento deste setor no Brasil.
ADMINISTRAÇÃO DO PATRIMÔNIO
Nos capítulos anteriores discutimos os vários aspectos da administração de recursos materiais. Neste capitulo, vamos analisar a administração de recursos patrimoniais e veremos que tem várias características diferentes. Tanto é assim que a maioria das empresas entrega a gestão desses dois recursos...
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
O poder público que criou as entidades da administração indireta responde subsidiariamente pelas obrigações patrimoniais destas, no caso de extinção ou de insuficiência de bens. Os órgãos da adm. Indireta são autônomos, sujeitando-se contudo, à supervisão do...
ADMINISTRAÇÃO INTELIGENTE: SUCESSO EMPRESARIAL
As organizações dependem de pessoas para proporcionar-lhes o necessário planejamento e organização, para dirigi-las e controlá-las e para faze-las operar e funcionar. Não há organização sem pessoas. Toda organização é basicamente constituída de pessoas e delas dependem para seu sucesso e continuidade. O estado das pessoas constitui a unidade básica das organizações e, principalmente, a ARH (Administração de Recursos Humanos). Sem organizações e sem pessoas não haveria ARH.
ANÁLISE ADMINISTRATIVA DA PROPRIEDADE
Hoje em dia a minimização dos custos é imprescindível para uma boa administração de uma propriedade. Além de se obter uma maior produtividade e de haver uma grande competição no mercado, os produtores estão tendo consciência de que devem fazer um melhor levantamento de custos da sua propriedade. Cada vez mais as propriedades vêm sendo administradas não somente como uma propriedade agrícola, mas sim como uma empresa rural.
AS 22 LEIS DO MARKETING
A elaboração de uma seqüência sobre marketing está começando: São 22 princípios chamados "Leis Consagradas do Marketing." São leis básicas que regulam o sucesso e o fracasso no mercado. Estar no mercado e não conhecê-las é como estar no escuro sem uma lanterna! Em função disso, aí vai!!!
AS RELAÇÕES POLÍTICAS NAS ORGANIZAÇÕES
As organizações, como os governos, sempre empregam algum tipo de sistema de regulamentos, como meio de criar a ordem entre seus membros. A análise política de uma organização pode dar uma valiosa contribuição à análise organizacional.
CLIMA ORGANIZACIONAL
As organizações de hoje voltaram-se inteiramente para a gestão do fator humano e da subjetividade. Elas são hoje convocadas, em seu próprio benefício, a deixarem um modelo de atuação mais focado nas habilidades estáticas, que não leva em conta as particularidades de sua própria cultura e valores, nem a subjetividade de seus profissionais, seus desejos e capacidades para afetar o curso do próprio trabalho, para um outro modelo...
COLOCAÇÃO DE PRODUTOS
Um canal de marketing é um grupo de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo do usuário consumidor ou industrial.
Conflitos Organizacionais envolvendo Empregados do Nível Operacional
Aprender a trabalhar e conviver com outras pessoas de forma produtiva e construtiva é uma luta contínua nas organizações e um desafio que exige muita flexibilidade dos gestores administrativos. Sabemos que qualquer organização, por melhor administrada que seja, acaba sofrendo desajustes que geram conflitos, e o que buscamos é entendê-los, bem como estudar técnicas para minimizá-los. Sendo assim, em nossas reflexões propusemos as seguintes questões...
Controle de Qualidade Total
A preocupação com a qualidade de produtos e serviços deixou de ser, nesta última década, apenas uma estratégia de diferenciação e passou a se tomar uma questão de necessidade. A sobrevivência das organizações no mercado atual depende de sua competitividade que hoje, é função direta da produtividade e qualidade da empresa.
CRM: DA ANTIGA CADERNETA À ERA DA TECNOLOGIA
Nos últimos anos, ocorreu um grande aumento no fluxo de informações entre as empresas e clientes. Os clientes ficando mais exigentes e as empresas tentando satisfazer todas as necessidades de seus clientes. Devido a isso é importante a presença de uma ferramenta de apoio as decisões empresariais.
CUSTOS
Primeiramente, o Departamento de Marketing da empresa-cliente ou, na falta dele, o responsável pelo planejamento de Marketing, estabelece o marketing mix da mesma. Definindo preços de produtos, imagem que se deseja alcançar e tudo o mais que faz parte deste tipo de planejamento. Define também o que será feito em termos de promoção (filmes, anúncios, websites, etc.) bem como os valores que serão gastos para criação/produção/veiculação das peças publicitárias.