Esta pesquisa, está revestida de uma interdisciplinaridade intrínseca em detrimento das interfaces que são delineadas entre a Arquivologia com seu objeto de estudo nos arquivos e a Análise de Sistemas , que segundo WETHERBE (1987, p.21): "o processo de analisar, projetar, implementar e avaliar sistemas para fornecer informações que apóiem as operações e processos de tomada de decisão de uma organização.".
DISSEMINAÇÃO DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS VIA INTERNET
Da necessidade de se comunicar, de registrar suas observações, pensamentos e atos, o homem a criou a escrita. Ao registrar, o homem estava documentando seu passado, presente e futuro, e dando vida aos arquivos.
Evolução da Disciplina Arquivologia no Brasil
Para realizar esse presente trabalho sobre os cursos de pós-graduação em Arquivologia no Brasil, não foi uma tarefa muito fácil, tivemos dificuldade de colher as informações à serem postas nesse trabalho. Os objetos que a Ciências da Informação lida ( os livros, os documentos e os objetos museais ) caminham junto com a humanidade desde o aparecimento da escrita.
Gestão de Arquivos
Até o final da Segunda Guerra Mundial, metade do século XX, a tradição arquivista clássica considerava apenas duas idades dos arquivos: a idade corrente e a idade permanente, onde os documentos passavam de uma fase para outra, não sendo prevista qualquer fase de transição.
GESTÃO DE DOCUMENTOS
Fonte de informação e principal recurso público de cada órgão governamental: o Documento. Primordial para o planejamento, administração e controle das operações governamentais, refletindo à condução dos negócios públicos. Como forma de manuseamento adequado para esses documentos, criou-se a Gestão de Documentos, que é definida como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos na sua fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
O TRATADO DE TORDESILHAS
Poucos fatos na história da humanidade alcançaram o relevo do Tratado de Tordesilhas rubricado pelas duas coroas ibéricas no ano de 1494, na pequena localidade da estremadura castelhana, que lhe daria o nome.
Tipologia Documentárias
O texto em primeiro momento o texto torna claro a diferença na concepção dos tipos de documentos para o historiador e para o bibliotecário. Portanto o autor avisa que este não é o objetivo do capítulo do texto " ARQUIVISTA TIPOLOGIA DOCUMENTAL" que seria em abordar a classificação que o historiador dá a seus documentos e nem como bibliotecários os divide em suas classificações.
Monografia: Valor da informação arquivística para as organizações contemporâneas
Trabalho de conclusão de curso. UFES
Apostila completa de arquivologia ideal para concursos
Os arquivos permanentes formam-se a partir de documentos recolhidos dos arquivos correntes , portanto a administração destes influencia diretamente os arquivos de custódia . Em vista disso, é importantíssima a atuação do arquivista na fase de administração dos arquivos ativos , incluindo o controle e planejamento da produção documental.