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Metodologia

ANÁLISE DE VALOR
A Análise de Valor (AV) é uma metodologia que visa obter um custo mínimo para a realização de uma determinada função. Visa identificar a melhor relação entre qualidade, desempenho das funções e custos de um determinado produto.

A Documentação como Método de Estudo
O despertar por parte do corpo estudantil para a organização e disciplina na hora de adquirir conhecimentos, através métodos e técnicas organizacionais de aprendizado que vem viabilizar um melhor e mais rápido entendimento da matéria estudada, é o que nos mostra o autor nesse capítulo de número dois.

ABORDAGENS E TÉCNICAS DE PESQUISAS CIENTIFICAS
A partir de meados do século XX, as pesquisas cientificas ganharam êxito principalmente dentro do contexto educacional, a busca por um conhecimento verídico e claro, tem levado muitos pesquisadores a se lançarem na busca de um conhecimento teórica concatenado com o conhecimento pratico, e com isto predominam as investigações...

As Abordagens do Processo
Autora : Maria da Graça Nicoletti é pedagoga e atua junto à Área de Metodologia de Ensino da Universidade Federal São Carlos-SP. Especializou-se em Didática, Tecnologia Educacional e Prática de Ensino na República Federal da Alemanha (Karl Ruprecht Universitaet e Paedagogische Hochschule Heidelberg).

AULA COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Muito interessante tornam-se as aulas quando os alunos entendem a proposta e querem buscar muito mais conhecimento do que o proposto. A interação dos alunos na sala de aula é muito importante no processo, onde podemos trabalhar com as diferenças sem enfatizar as diferenças de maneira negativa.

Fundamentos de Metodologia Científica
Neste capitulo a Autora - Eva Maria Lakatos, demonstra a importância da leitura para a ampliação dos conhecimentos e busca de informações, onde a Autora identifica alguns elementos para auxiliar este habito, tais como o titulo, a data de publicação, a "orelha" ou contracapa, índice sumario, a introdução – prefacio ou nota do autor e por fim a bibliografia.

PROBLEMAS DE METODOLOGIA
A metodologia não deve ser considerada como simples coleção de métodos ou técnicas.È uma disciplina cujo objetivo consiste em analisar as características dos vários métodos disponíveis,em avaliar suas capacidades, potencialidades,limitações ou distorções e em criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
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Trabalhar é tão inerente à vida do homem que, em geral, ele realiza esta atividade sem tomar consciência da importância desse fazer, tanto para si, quanto para o outro. ...e grandes ações e importantes resultados se perdem na memória do tempo daquele que o realizou! Entendemos, no entanto, que, quando estamos inseridos num processo educacional, temos, não só o dever, mas o compromisso de registrar as ações realizadas e resultados atingidos como conseqüência do planejamento e do estabelecimento de objetivos e metas.

Normas Técnicas - ABNT cod 38
É o órgão responsável pela normalização técnica no País, tendo sido fundada em 1940 para fornecer a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. A ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e tem como objetivos elaborar e fomentar o uso de normas técnicas, conceder certificados de qualidade e representar o Brasil em entidades internacionais de normalização técnica, como ISO e IEC.

Como elaborar um TCC cod 17
O objetivo primordial na exigência de um padrão na apresentação dos trabalhos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é a divulgação dos dados técnicos obtidos e analisados e registrá-los em caráter permanente, proporcionando a outros pesquisadores, fontes de pesquisas fiéis, capazes de nortear futuros trabalhos de pesquisa, facilitando sua recuperação nos diversos sistemas de informação utilizados na UNICAMP. Nesse sentido a Biblioteca da Faculdade de Educação apresenta, proposta para padronização dos trabalhos de conclusão de curso do curso de Pedagogia.
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ATENÇÃO: Orientações e obrigatoriedades padronizadas.

1 Orientações básicas sobre o serviço:
Durante o desenvolvimento do serviço contratado é muito comum surgirem dúvidas ou esquecimentos. Pensando nisso criei este pequeno guia, que servirá para que todos os contratantes saibam quais são as condições mínimas para que o serviço saia com a qualidade almejada; saibam quais informações e materiais devem ser enviados; orientações básicas de como proceder sobre certas circunstâncias, e também como se organizar para que o serviço seja feito dentro do prazo, com exceção de eventos extras de “natureza fortuita provenientes da força da natureza do planeta Terra”.


1.1 CONDIÇÕES E REQUISITOS MÍNIMOS PARA “FECHAMENTO” DOS SERVIÇOS SOLICITADOS:


1) O contratado presta serviço particular, não é empresa;
2) Contratado é a pessoa que desenvolverá o serviço, ou seja, foi contratado para realizar algo, enquanto que contratante é a pessoa que procurou o contratado para que ele realize o serviço desejado pelo contratante, no qual, o contratante é quem irá pagar todo o serviço combinado;
3) O serviço somente será iniciado após o pagamento (e sua devida confirmação no banco pelo contratado);
4) É obrigatório após o pagamento, que o contratante envie email avisando que efetuou o pagamento, bem como deve constar neste aviso (e-mail) os dados do pagamento (depósito ou transferência), E preferencialmente, que o comprovante seja “escaneado” e enviado cópia anexo ao referido e-mail;
5) É obrigatório detalhar previamente, e exatamente, qual o serviço desejado, como quer o serviço e para quando, e assim, justamente, essas informações é que precisam ser enviadas via e-mail ao contratado;
6) É vital compreender que todo acréscimo ou alteração durante o processo, automaticamente, gerará novos valores (R$) a serem pagos, ou seja, farão parte do montante a ser pago, exceto correções condizentes ao serviço contratado (vide item 4 deste texto);
7) Toda e qualquer alteração, acréscimo e inclusão posterior ao acordo já fechado e serviço iniciado, devera ser feito por escrito, enviado via e-mail (confirmar se o contratado recebeu o material), e gerará novo encargo;
8) Alterações e correções no material já desenvolvido (parcial, remessa, complementar, final) que são considerados como parte integrante do serviço contratado e que não significarão ônus extra ao contratante, referem-se unicamente às solicitadas pelo professor/ orientador desde que não configure mudanças em sua essencialidade como mudanças de: tema, delimitação do tema, objetivos, problema, pergunta-chave, hipótese, justificativa, metodologia, universo, cenário, campo de pesquisa, objeto de pesquisa, bem como local de pesquisa, ou seja, neste último caso refere-se à questão da busca pelas fontes via internet ou biblioteca, no qual, notifica-se e ratifica-se por meio desta, que jamais deve se esperar que o contratado desenvolva o serviço por meio ou através de pesquisa em bibliotecas, empresas, ou qualquer outro local que não seja através da internet ou por meio de livros disponibilizados pelo contratante;
9) O contratante jamais será obrigado a se encontrar pessoalmente com o contratado em local estipulado pelo contratante e sim somente em local combinado pelo contratado, e somente em caso de extrema necessidade;
10) Toda e qualquer informação e solicitação deve ser feita por escrito e enviada via e-mail, bem como, todas as comunicações via e-mail devem ter seu recebimento confirmado (respeitando o prazo mínimo de 24hs).


1.2 MATERIAL BÁSICO (OBRIGATÓRIO)


1) Assim que o acordo é fechado, primeiramente o contratante deve enviar (de forma a munir o contratado) o mais urgente possível: manual, roteiro e demais informações disponíveis e necessárias, para que o trabalho seja feito conforme o esperado. Caso nenhum manual e/ou roteiro for enviado (nem recebido) o contratado não poderá ser cobrado quanto à formatação e outras falhas provenientes pela falta destes materiais;
2) Deve-se sempre aguardar um prazo mínimo de 24 hs e máximo de 72 hs para se obter respostas via e-mail;
3) O contratante deve após enviar um e-mail (independente do conteúdo) aguardar um retorno avisando que o contratado recebeu o e-mail (dentro do prazo máximo de 24 hs), caso não receba um e-mail avisando que o email foi recebido, deve-se enviar outro seguidamente ou entrar em contato via telefone para confirmar seu recebimento. Mas respeitando o prazo mínimo de 24 hs (e não excedendo às 72 hs), procede-se assim, para que o serviço seja elaborado como almejado, evitando que falhas ocorram por falta de informação, material ou alterações (conforme item 4, descrito acima).

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